Cartão de Visita do Facebook

terça-feira, 21 de abril de 2009

25 de Abril - Heresias (DI BOX - Arruda dos Vinhos) [Entrada Livre]



Na estrada desde 1994, o projecto “Heresias” tem na sua génese uma ideia forte: o rock português deve receber influências da música tradicional portuguesa. João Cágado, principal motor da ideia e do projecto, cedo começou a orientar o seu trabalho nesse sentido, através dos projectos colectivos “Kodagga” e “Magna Terra”.

Possuidor de uma grande experiência profissional, tanto em palco como em estúdio, João Cágado já participou em projectos como “The Vein”, “Aos olhos da censura”, “Cantos D’Aurora”, “Terra D’Alva” e, mais recentemente, “Cantes do meu cante”. Em “Heresias” está acompanhado por Pikaxu, Carlos Menezes, Luís Calado, Paulo Couto e Manuel Dias.

Com quatro álbuns editados, o projecto funde com uma harmonia invulgar e genuína o pop/rock com sons sintetizados de acordeão, guitarra portuguesa e flauta. Mas aposta também na palavra, sempre no trilho das inquietações que nos fazem questionar sobre a realidade actual. De pés bem assentes na terra e olhos no céu, dão-nos a certeza que há uma ordem cósmica, à qual cada um de nós pertence.

Myspace: www.myspace.com/heresiasproject
No Palco Principal: http://palcoprincipal.sapo.pt/heresias

Sem comentários:

Enviar um comentário

antimáscara

Termo popularizado a partir do teatro de Ben Jonson (por exemplo, em Mercury Vindicated from the Alchemists at Court, 1616 — v. WWW), para uma técnica dramática que funciona como interlúdio num enredo, introduzindo um momento de grotesco durante o desfile sério das máscaras tradicionais. Quando precedia a representação da máscara, designava-se antemáscara. O desempenho da antimáscara está, no século XVII, associado a questões de estratificação social: os actores mascarados pertencem geralmente à nobreza e a aristocracia, são amadores, que participam no espectáculo teatral por razões lúdicas; os actores com antimáscaras pertencem às classes sociais mais desfavorecidas e são geralmente profissionais. O facto de a antimáscara ter uma função burlesca em relação à máscara convencional permite a comparação com as estratégias de simulação das sátiras gregas antigas. (http://www.levity.com/alchemy/jonson1.html)
Carlos Ceia, s.v. "antimáscara", E-Dicionário de Termos Literários, coord. de Carlos Ceia, ISBN: 989-20-0088-9

Posto isto, Antimáscara assume-se como um convite a dissertações, poemas, textos e demais dizeres que acharmos por bem, enquanto gente de bem.
E porque acontecem coisas, dentro e fora de nós, será ainda um espaço de divulgação, divagação, indignação...(qualquer coisa) que fará o caminho enquanto for caminhando, ao sabor do momento (que é um tempo muito acertado).

Bem-vindos então (ao que há-de ser).
T.C.