Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Departamento de Ciências e Técnicas do Património
CURSO DE FORMAÇÃO
Pensamento Crítico Contemporâneo:
Alguns Representantes
Nº Horas: 24 horas
Nº Créditos: 2,5 ECTS - aprovados pelo Senado da UP
Datas de Realização: 20 Abril a 8 Junho 2009
Horário: 2ª feiras - 19h30 às 22h30
Plano de Estudos:
1 – Estruturalismo: Jacques Lacan
2 – Pós-estruturalismo: Michel Foucault
3 – Pós-estruturalismo: Jacques Derrida
4 – Feminismo (2ª geração): Judith Butler
5 – Pós-marxismo: Giorgio Agamben
6 – Pós-marxismo: Slavoj Zizek
7 – Pós-modernidade: Jean Baudrillard
8 – Pós-modernidade: Jean-François Lyotard
Docente:
Prof. Doutor Vítor Oliveira Jorge
Propina do Curso:
Alunos, Antigos Alunos e Funcionários da UP - €95,00
Público em Geral - €140,00
Seguro Escolar: 2,02€
Prazo de Inscrições:
26 Janeiro a 17 Abril 2009
(a inscrição só é valida com o respectivo pagamento)
INFORMAÇÕES
Sector de Formação Contínua
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Telef: 22 607 71 52 Email: gfec@letras.up.pt
CANDIDATURAS
- www.letras.up.pt -
(Menu ‘Cursos’ > Formação Contínua)
(...)técnica dramática que funciona como interlúdio num enredo, introduzindo um momento de grotesco durante o desfile sério das máscaras tradicionais. O desempenho da antimáscara está, no século XVII, associado a questões de estratificação social: os actores mascarados pertencem geralmente à nobreza e a aristocracia, são amadores, que participam no espectáculo teatral por razões lúdicas; os actores com antimáscaras pertencem às classes sociais mais desfavorecidas(...)
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quinta-feira, 16 de abril de 2009
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antimáscara
Termo popularizado a partir do teatro de Ben Jonson (por exemplo, em Mercury Vindicated from the Alchemists at Court, 1616 — v. WWW), para uma técnica dramática que funciona como interlúdio num enredo, introduzindo um momento de grotesco durante o desfile sério das máscaras tradicionais. Quando precedia a representação da máscara, designava-se antemáscara. O desempenho da antimáscara está, no século XVII, associado a questões de estratificação social: os actores mascarados pertencem geralmente à nobreza e a aristocracia, são amadores, que participam no espectáculo teatral por razões lúdicas; os actores com antimáscaras pertencem às classes sociais mais desfavorecidas e são geralmente profissionais. O facto de a antimáscara ter uma função burlesca em relação à máscara convencional permite a comparação com as estratégias de simulação das sátiras gregas antigas. (http://www.levity.com/alchemy/jonson1.html)
Carlos Ceia, s.v. "antimáscara", E-Dicionário de Termos Literários, coord. de Carlos Ceia, ISBN: 989-20-0088-9
Posto isto, Antimáscara assume-se como um convite a dissertações, poemas, textos e demais dizeres que acharmos por bem, enquanto gente de bem.
E porque acontecem coisas, dentro e fora de nós, será ainda um espaço de divulgação, divagação, indignação...(qualquer coisa) que fará o caminho enquanto for caminhando, ao sabor do momento (que é um tempo muito acertado).
Bem-vindos então (ao que há-de ser).
T.C.
Carlos Ceia, s.v. "antimáscara", E-Dicionário de Termos Literários, coord. de Carlos Ceia, ISBN: 989-20-0088-9
Posto isto, Antimáscara assume-se como um convite a dissertações, poemas, textos e demais dizeres que acharmos por bem, enquanto gente de bem.
E porque acontecem coisas, dentro e fora de nós, será ainda um espaço de divulgação, divagação, indignação...(qualquer coisa) que fará o caminho enquanto for caminhando, ao sabor do momento (que é um tempo muito acertado).
Bem-vindos então (ao que há-de ser).
T.C.
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